Se você é um iniciante no Excel e está procurando maneiras de melhorar suas habilidades, este guia é para você. Exploraremos o mundo das tabelas dinâmicas, uma ferramenta poderosa que pode ajudar a organizar e analisar abundância de dados de maneira eficiente. As tabelas dinâmicas são uma característica essencial do Excel que todo usuário deve conhecer.
Dominar Tabelas Dinâmicas no Excel é bem importante, porque permite analisar grandes conjuntos de dados de maneira organizada e eficiente, facilitando a identificação de tendências, resumos e comparações.
De modo geral e, na prática, elas são fundamentais para resumir informações financeiras, realizar análises de vendas por região/tempo, consolidar dados de pesquisas, além de filtrar, agrupar e apresentar dados complexos de maneira compreensível.
Aliás, são valiosas também para gerar relatórios dinâmicos, análises de desempenho de equipes, acompanhamento de métricas e projeções financeiras.
No entanto, através deste guia, ensinaremos três métodos diferentes para criar uma tabela dinâmica no Excel. Cada método tem suas próprias vantagens e pode ser mais adequado dependendo do tipo de dados com os quais você está trabalhando.
Como Fazer uma Tabela Dinâmica no Excel
Criar Tabela Dinâmica no Excel
Antes de mais nada, para criar a tabela dinâmica no Excel, precisamos ter uma tabela base já dentro da planilha e em seguida precisamos selecionar a tabela base, entrar na guia Inserir >> Tabela dinâmica >> Da tabela/Intervalo:
Em seguida, escolha se deseja criar a tabela dinâmica em uma nova planilha ou planilha existente e pressione “OK”:
Agora, do lado direito do Excel será exibido o painel “Campos da tabela dinâmica”.
Sendo assim, nessa área devemos escolher quais colunas serão inclusas na tabela dinâmica e a forma de como elas serão agrupadas:
No exemplo acima, agrupamos a coluna “Loja” e “Meses” no campo “Linhas” e por fim agrupamos a coluna “Faturamento” no campo “Valores”.
Vejamos o resultado:
Criar Tabela Dinâmica no Power Query
A seguir, temos a mesma tabela base no Power Query:
A tabela dinâmica no Power Query é um pouco diferente do Excel. Pois precisamos agrupar os dados para depois gerar uma tabela formatada.
Clique na guia Página inicial >> Agrupar por:
Na janela seguinte, clique em “Avançadas”:
Selecione a coluna “Data”:
Clique no botão “Adicionar agrupamento”:
E selecione a coluna “Loja”:
Nos campos seguintes:
- Nome da nova coluna: Totais
- Operação: Soma
- Coluna: Faturamento
Pressione “OK” para confirmar as alterações.
Os processos que realizamos anteriormente, foi para agrupar as datas e a coluna loja, com base na soma dos totais do faturamento.
Após finalizar, clique na guia Página inicial >> Fechar e carregar >> Fechar e carregar para:
Na importação de dados, escolha “Tabela”, “Na nova planilha” e pressione “OK”:
Confira o resultado:
Criar Tabela Dinâmica no Power Pivot
Selecione a tabela base no Excel, clique na guia Power Pivot >> Adicionar ao modelo de dados:
Dentro do Power Pivot, clique na Página inicial >> Tabela dinâmica:
Marque a opção “Nova planilha” e clique em “OK”:
E pronto! Depois é só arrastar as colunas para os devidos campos e sua tabela dinâmica será organizada:
Fonte: Ninja do Excel
Nenhum comentário:
Postar um comentário