Como Fazer uma Tabela Dinâmica no Excel - Explica Info

Novidades

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Planilhas, células, fórmulas, gráficos...
Enviar e-mails, configurar assinaturas, pesquisar, filtrar...
Formatação, configuração, parágrafos, textos...
Layout, contornos, transparências, actions...

Como Fazer uma Tabela Dinâmica no Excel

Se você é um iniciante no Excel e está procurando maneiras de melhorar suas habilidades, este guia é para você. Exploraremos o mundo das tabelas dinâmicas, uma ferramenta poderosa que pode ajudar a organizar e analisar abundância de dados de maneira eficiente. As tabelas dinâmicas são uma característica essencial do Excel que todo usuário deve conhecer.

Dominar Tabelas Dinâmicas no Excel é bem importante, porque permite analisar grandes conjuntos de dados de maneira organizada e eficiente, facilitando a identificação de tendências, resumos e comparações.

De modo geral e, na prática, elas são fundamentais para resumir informações financeiras, realizar análises de vendas por região/tempo, consolidar dados de pesquisas, além de filtrar, agrupar e apresentar dados complexos de maneira compreensível.

Aliás, são valiosas também para gerar relatórios dinâmicos, análises de desempenho de equipes, acompanhamento de métricas e projeções financeiras.

No entanto, através deste guia, ensinaremos três métodos diferentes para criar uma tabela dinâmica no Excel. Cada método tem suas próprias vantagens e pode ser mais adequado dependendo do tipo de dados com os quais você está trabalhando.

Como Fazer uma Tabela Dinâmica no Excel

Criar Tabela Dinâmica no Excel

Antes de mais nada, para criar a tabela dinâmica no Excel, precisamos ter uma tabela base já dentro da planilha e em seguida precisamos selecionar a tabela base, entrar na guia Inserir >> Tabela dinâmica >> Da tabela/Intervalo:

Tabela Dinâmica no Excel

Em seguida, escolha se deseja criar a tabela dinâmica em uma nova planilha ou planilha existente e pressione “OK”:

Tabela Dinâmica no Excel, outra planilha

Agora, do lado direito do Excel será exibido o painel “Campos da tabela dinâmica”.

Sendo assim, nessa área devemos escolher quais colunas serão inclusas na tabela dinâmica e a forma de como elas serão agrupadas:

Tabela Dinâmica no Excel, campos da tabela

No exemplo acima, agrupamos a coluna “Loja” e “Meses” no campo “Linhas” e por fim agrupamos a coluna “Faturamento” no campo “Valores”.

Vejamos o resultado:

Tabela Dinâmica no Excel, resultado tabela excel

Criar Tabela Dinâmica no Power Query

A seguir, temos a mesma tabela base no Power Query:

Tabela Dinâmica no Excel, base no power query

A tabela dinâmica no Power Query é um pouco diferente do Excel. Pois precisamos agrupar os dados para depois gerar uma tabela formatada.

Clique na guia Página inicial >> Agrupar por:

Tabela Dinâmica no Excel, agrupar por

Na janela seguinte, clique em “Avançadas”:

Tabela Dinâmica no Excel, avançado

Selecione a coluna “Data”:

Tabela Dinâmica no Excel, datas

Clique no botão “Adicionar agrupamento”:

adicionar agrupamento

E selecione a coluna “Loja”:

Tabela Dinâmica no Excel, loja

Nos campos seguintes:

  • Nome da nova coluna: Totais
  • Operação: Soma
  • Coluna: Faturamento

Tabela Dinâmica no Excel, operação

Pressione “OK” para confirmar as alterações.

Os processos que realizamos anteriormente, foi para agrupar as datas e a coluna loja, com base na soma dos totais do faturamento.

Após finalizar, clique na guia Página inicial >> Fechar e carregar >> Fechar e carregar para:

Tabela Dinâmica no Excel, carregar

Na importação de dados, escolha “Tabela”, “Na nova planilha” e pressione “OK”:

Tabela Dinâmica no Excel, tabela

Confira o resultado:

resultado tabela power query

Criar Tabela Dinâmica no Power Pivot

Selecione a tabela base no Excel, clique na guia Power Pivot >> Adicionar ao modelo de dados:

Tabela Dinâmica no Excel, adicionar dados

Dentro do Power Pivot, clique na Página inicial >> Tabela dinâmica:

Tabela Dinâmica no Excel, tabela dinâmica

Marque a opção “Nova planilha” e clique em “OK”:

 nova planilha

E pronto! Depois é só arrastar as colunas para os devidos campos e sua tabela dinâmica será organizada:

curso de excel intermediário online


Fonte: Ninja do Excel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here